
Esse post é sobre o filme que abriu a Maratona Odeon RJ de ontem. Um longa que contém 21 curtas que contam histórias de amor, todas em Paris, com diretores de diferentes países, incluindo o nosso. São alguns diretores: Frédéric Auburtin e Gérard Depardieu (segmento "Quartier Latin"), Joel Coen e Ethan Coen de Fargo (segmento "Tuileries"), Alfonso Cuarón, de Filhos da Esperança (segmento "Parc Monceau"), Vincenzo Natali de O Cubo (segmento "Quartier de la Madeleine"), Alexander Payne de Sideways (segmento "14th Arrondissement"), Tom Tykwer de Corra, Lola, Corra! (segmento "Faubourg Saint-Denis"), Gus Van Sant de Gênio Indomável (segmento "Le Marais") e os brasileiros Walter Salles de Diários de Motocicleta e Daniela Thomas (segmento "Loin du 16ème").
Como era de se esperar, num grande número de curtas, houve os medíocres e os excelentes. Os meus destaques são os curtas dos irmãos Coen, sobre o turista que não fala francês e passa por situações inusitadas no metrô; o curta do Alfonso Cuarón, que brinca com nossa percepção, nos fazendo acreditar que um velho seja o amante de um jovem mulher; do Vincenzo Natali, que mostrou um amor de vampiros; do Alexander Payne, sobre um casal em crise em frente ao túmulo de Oscar Wilde (com o diretor interpretando o “fantasma” do próprio!); do Tom Tykwer, com a interpretação de Natalie Portman, num romance com um rapaz cego, do Gus Van Sant, com surpreendente final na declaração de um menino gay e o curta dos mímicos que não consegui descobrir de quem é. A decepção, pra mim, ficou pro filme do Walter, pois achei meio apagado.
Enfim, com tanta gente boa junta, coisa ruim não ia dar. O resultado foi uma série de idéias originais, que mesmo quando não tão geniais, conseguiram ser bem executadas. Sem falar em, alguns tipos de iluminação, na composição de quadros (que seria a forma como a cena se compõe em um único quadro) e nas atuações. Esta última contando com atores como Steve Buscemi (Cães de aluguel, Pulp Fiction, Fargo, Peixe Grande), Catalina Sandino Moreno (Maria cheia de graça), Juliette Binoche (Paciente inglês, Chocolate, Caché), Willem Dafoe (Nascido em 4 de julho, Paciente inglês, O aviador, Manderlay), Nick Nolte (O jogador, O oléo de Lorenzo, Hotel Ruanda), Maggie Gyllenhaal (Secretária, As torres gêmeas), Elijah Wood (Brilho eterno de uma mente sem lembranças, Uma vida iluminada, Sin City), Natalie Portman (Closer, Hora de voltar, V de Vingança), Gérard Depardieu (O homem da máscara de ferro, O closet).
Quando o filme estrear nos cinemas, valerá a pena conferir. Pra quem estiver apaixonado, nem se fala.
9 comentários:
Infelizmente, não pude conferir esse filme, que parece ser belíssimo.
Que seleção de diretores e atores!
Sou fã do Cuarón e do Gus Van Sant.
E Corra, Lola, Corra é um ótimo filme.
Queria conhecer mais dos irmãos Coen...
E eu gostei de Sideways; não conheço mais nada do Alexander Payne.
E que bela seleção de atores...
Não me surpreendi em nada ao ver que, entre os segmentos de que você mais gostou, estava aquele do qual a Natalie Portman participou.
Afinal, "se tem a Natalie Portman, já vale a pena", né? Hauhauahuhaua
Irei conferir, com certeza!
Mais um filme para a minha imensa lista de filmes para assistir... :)
Amo seus textos!
Beijos
Ah, o amor...
Só uma coisa:
como pode um começo mórbido e nebuloso adicionado a um assassinato cometido por uma vampira, terminar com um singelo amor? Ganhando ainda um coraçãozinho e uma musiquinha para apaixonados no final?
Só Vincenzo Natali mesmo! hehehehe
Chega de enrolação.
Para mim o melhor foi o dos Mímicos. Bruno trate de correr atrás de quem o fez. Que crítico é esse que não sabe nem o diretor??
Aiaiaiai... o amor! O que pe melhor o amor ou Paris? Prefiro Londres! heheheh
Mais duas coisas para fundamentar minha babação de ovo ao Vincenzo.
- único filme sem dialogo natural, ou seja, com palavras - Não existe uma fala sequer em todo o curta.
- a mesma música vai do começo ao final, mesmo com tanta variação de sentimento (do pavor à paixão / do quase morto ao primeiro beijo)
Vai que é tua Vincenzo!
Ih, esse filme eu não vi. Mas fiquei empolgada com o seu texto!! Verei com certeza!
Beijo!
Fala Bruno!
Os comentários estão muito bons. Dá vontade de ver o filme agora mesmo.
Pelos comentários, fiquei mais curioso pra ver o dos irmãos Coen(pois retrata algo que acontece com frequência na França) e o do Tom Tykwer, pelo Corra, Lola e também pela Natalie Portman, que dispensa comentários.
Um abraço
O casal de mímicos são uns fofos né? E o dos irmãos Coen é o máximo.Também gostei da Natalie com o ceguinho, aliás a foto que colocou deles é ótima, resume tudo o que não é resumível....
Bj
LOrena
Oh Natalie...
Eu preciso ver esse filme, estou com ele ha um tempo mas não tenho tido tempo de ve-lo.
Não vejo pela hora em que o tempo de uma parada para que eu possa assisti-lo!
Postar um comentário