segunda-feira, 21 de maio de 2007

Suely in the Blog with diamonds

Crítica do Filme: "O Céu de Suely"


Minha demora deve-se, além da falta de tempo, à dificuldade de conseguir ver algo de qualidade recentemente. Resolvi então prestigiar o Cinema brasileiro, falando sobre "O céu de Suely", de Karim Aïnouz (Madame Satã). O filme foi muito premiado no Brasil, além de em Havana, Salônica e Punta del Este.

Basicamente, conta a história de uma menina de 21 anos que volta pra sua cidade no Ceará, vinda de São Paulo, que se vê perdida com sua história com seu namorado e faz uma inusitada rifa. A história inicialmente não tem nada demais, só que o interessante é a forma que é contada. Independentemente de afirmar se o filme é bom ou ruim, a questão é o reconhecimento de uma abordagem não tão banal, com o desenvolvimento psicológico gradativo do personagem, o que nos deixa bem claro o que se passa na cabeça de Hermila (ou Suely) e com a diferente situação da rifa, o que coloca até dose de suspense, num filme do estilo "contemplativo" (onde há cenas com tempo morto - pouca coisa acontece). O resultado é que "compramos" os anseios de Hermila, e nos interessamos em saber como tudo vai acontecer - não sendo simplesmente "testemunhas" do que está ocorrendo. Um fato importante é como foi escolhido o nome do filme, que antes era "Rifa-me" (um tanto quanto sem força). O nome foi pensado em inglês, "Suely in the sky", inspirado na música dos Beatles (Lucy in the sky with diamonds). Mas enfim, não diria que seja uma produção sensacional, mas no mínimo com uma boa dose de criatividade.


4 comentários:

Unknown disse...

E ae muleque!
Belo filme para começo de blog! Agora quero saber mais que a história do filme, mas sua opinião acerca de mais detalhes cinematográficos.

Sua opinião vale e muito para mim, menos quando trata-se de filmes B!

GUGA

Naína de Paula disse...

Posta algum que eu já vi !
Esse não vale..
Adorei o blog
Beijo

Bruno Caetano disse...

guguinha sempre babando meu ovo... continue assim!!

Anônimo disse...

Putz!.....Adorei sua crítica!!!!
Vc analisa mtu bem o filme e desperta interpretações inteligentes q nem todo mundo perceberia!!!!
Continue assim....

beijokas,

Thais =)